Pela manhã de dia 29, dia de S. Pedro, Sintra já tinha muito movimento, antevia-se casa cheia para o concerto mais para a noitinha, do Luís Represas e da Mafalda Arnault
Iniciamos a nossa pequena caminhada pelas nove horas e quarenta minutos. Saímos do Palácio de Sintra, passando ao lado da Torre do Relógio, seguimos rua a cima, fugindo ao bulício da vila um pouco depois de passarmos pelo Hotel Lawrence’s... Sim o do Eça de Queiroz! Chegamos ao Largo Dr. Carlos França, viramos à direita em direcção a Colares. A partir daqui caminhamos em fila indiana, porque a estrada é muito estreita e sinuosa. Com os pulmões bem oxigenados vamos andando, embalados pelo chilrear dos passarinhos a subida é fácil de vencer e sem dar por isso chegamos à entrada principal. Seriam dois ou três km? Não sei ao certo, mas todos achamos muito curto o percurso. Sem grande esforço ali estava o Palácio à nossa espera!
Depois de ultrapassada a burocracia para justificar que alguns de nós éramos munícipes de Sintra e tínhamos desconto na entrada. Entramos e começam as recordações das histórias da nossa infância, onde não faltavam castelos, príncipes e princesas.
“O Palácio da Regaleira, também conhecido como “Palácio Monteiro dos Milhões” é um lugar com espírito próprio. Edificado nos primórdios do século XX, ao sabor do ideário romântico, este fascinante conjunto de construções, nascendo abruptamente no meio da floresta luxuriante, é o resultado da concretização dos sonhos mito-mágicos do seu proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro (1848 ou 1850-1920).
A concepção do palácio contou com a participação do arquitecto italiano Luigi Manini, que deu forma à inspiração de Carvalho Monteiro, modelando-a em traçados que evocam a arquitectura romântica, gótica, renascentista e manuelina, com abundantes referências míticas e iniciáticas.
Percorremos os jardins, aventuramo-nos a entrar nos escuros subterrâneos, grutas artificiais mas encantadoras, saltitando de pedra em pedra atravessamos lagos de águas verdes e peixinhos vermelhos. O poço iniciático é maravilhoso, quanto mais descíamos mais frio e belo se tornava.
O palácio está muito bem conservado, dos seus terraços temos vistas maravilhosas da serra de Sintra. Deixamos o convite a todos que queiram passar uma manhã agradável com os filhos, não percam a oportunidade e vão passear até à Regaleira.
Foi o nosso último passeio organizado e financiado pela actual Direcção do Grupo Desportivo e Recreativo da Papelaria Fernandes, com a qual tive um enorme prazer em colaborar. Ao seu presidente e restantes elementos da Direcção um Bem hajam dos “Papa-léguas”. Até um dia e boas caminhadas! Não parem continuem a caminhar … que a vida é bela.
AMM
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário