segunda-feira, 19 de maio de 2008

Fomos para os lados de Carnaxide


No passado dia 10 de Maio, fomos para os lados de Carnaxide, num passeio organizado pela Câmara Municipal de Oeiras.
Começamos por percorrer o aqueduto de Carnaxide, cujo subterrâneo se iniciou junto à Capela velha. Percorremos os seus setecentos metros de escuridão com a ajuda de lanternas cedidas pela organização. Trata-se de um túnel de calcário com dois metros de altura por um de largura, o tecto é arredondado e tem algumas zonas em que é mais baixo (que o diga o n/papa-léguas João, que lá partiu a cabeça) chegados à Mãe-d’água, ouvimos alguns registos históricos sobre aquele local pelo zelador, Sr. João.
Depois de sairmos pela Mãe d' água para o exterior, subimos até ao ponto mais elevado de Carnaxide, donde se pode observar o estuário do Tejo.
Durante a subida o S. Pedro zangou-se connosco e brindou-nos com uma chuvada, mas como já estamos habituados nem ligamos e continuamos o nosso passeio como se nada fosse.

Foi um passeio curto mas agradável, foi um pequeno treino para o passeio que se avizinha.

No próximo dia 24 de Maio, o nosso passeio vai ser na zona de Odrinhas, Freguesia de S. João das Lampas, 15 km pela zona rural, passando por vários sítios e aldeias, esperamos que não chova desta vez.
A.M.

Sem comentários: