quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dia Mundial da Criança


A Papelaria Fernandes vai estar nas comemorações do Dia da Criança no Estádio do Benfica, disponibilizando uma sessão de Caricaturas entre as 14h e as 17h, no próximo Domingo.

Convidamos todos, os filhos do nossos sócios, familiares e amigos, levarem as vossas crianças a participar neste invento de grande significado para as nossas crianças.



Depois da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) as crianças de vários países da Europa viviam em muito más condições, sem saúde, casa, estudos ou alimentação.
Para as ajudar foi criado um "Fundo Internacional de Emergência para as Crianças", a 11 de Dezembro de 1946. Quem apadrinhou esta criação foi a ONU (Organização das Nações Unidas).Sabias que mais tarde esta entidade ficou conhecida como UNICEF?
Alguns anos mais tarde, estes países começaram a poder tomar conta das suas crianças, sem a ajuda do "Fundo Internacional...".No entanto, havia milhões de crianças de países pobres que continuavam ameaçadas pela fome e pela doença (principalmente em África, na Ásia, na América Latina e no Médio Oriente).
É claro que uma organização que se dedica à defesa dos direitos das crianças não podia ficar de braços cruzados!Assim, em 1953, a pequena entidade torna-se uma membro constante das Nações Unidas e passa a chamar-se "Fundo das Nações Unidas para a Infância", mas mantendo a sigla que a tornou conhecida no mundo inteiro: UNICEF.
Desde então, a UNICEF ajuda milhões de crianças e trabalha em mais de 140 países em vias de desenvolvimento através de programas de saúde, educação, nutrição (alimentação), água e saneamento. O objectivo é melhorar as vidas de muitas crianças sem condições.Sabias que quando há guerras ou catástrofes naturais a UNICEF vai ajudar as pequenas vítimas?
O dinheiro que a UNICEF usa vem de doações voluntárias do governo, de organizações não governamentais (que não são geridas pelo governo) de pessoas comuns.
Sabes o que é que isto quer dizer?É que tu também podes ajudar a UNICEF e as crianças que mais precisam!
Como? Por exemplo, enviando cartões UNICEF aos teus amigos e familiares, oferecendo a tua ajuda directamente nas instalações da UNICEF, ou fazendo contribuições (aqui vais ter que pedir aos teus pais, mas podes sempre mostrar-lhes como isso é importante).
Sabias que a UNICEF também está em Portugal?O seu objectivo principal é recolher fundos para os programas mundiais de ajuda a crianças. Também serve para informar e sensibilizar as pessoas para as necessidades e direitos de todas as crianças, onde quer que vivam.

Para mais informações podes contactar o:Comité Português para a UNICEFAvenida António Augusto de Aguiar, 56, 3º Esq.1050-115 LisboaTel.: 21 357 7500Fax: 21 354 7913E-mail: info@unicef.ptNa Internet: http://www.unicef.pt/

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Hoje sem velas e abandonados (moinhos de vento)


É verdade mais um sábado se passou (24 de Maio), mesmo com a instabilidade que o clima nos está a habituar, lá fomos nós ao encontro de mais um passeio.
As nuvens negras que pairavam sobre a zona de Odrinhas, sem dúvida desmobilizaram muitos pedestrianistas inscritos.
No inicio do passeio, caiu uma grande chuvada, mas como os impermeáveis não se fizeram para outra coisa, lá fomos calcorreando trilhos à muito não utilizados, em terrenos puramente rurais e abandonados, subimos e descemos montes, passamos por sítios que não julgávamos possível passar. Zonas de mato e silvados onde éramos totalmente engolidos e passávamos com alguma dificuldade, ora por lama, água ou pedregulhos lá fomos continuando.No vale percorremos ao longo da Ribeira de Cabrela, cuja paisagem é muito bonita.
Atravessamos a ponte romana e paramos para comermos uma sanduíche ou a já indispensável peça de fruta.
Matamos a sede e metemos pés ao caminho, ali mesmo à nossa frente tínhamos a estrada romana a desafiar-nos para que a subíssemos, até parecia fácil, mas o grau de dificuldade era enorme.
Enquanto ia escolhendo o sítio para subir sem escorregar, imaginava o trabalho árduo que teriam tido os escravos, prisioneiros de guerra das Legiões romanas, para empedrarem aquela estrada com um declive tão acentuado.
Chegados ao cimo da íngreme ladeira deleitamo-nos com a paisagem, verdes a perder de vista, salpicados de pequenas casinhas que ao longe não eram mais que pequenos pontos brancos e amarelos.
Podemos ver a quantidade de moinhos de vento ainda existentes naqueles montes, hoje sem velas e abandonados.
Tal como a subida agora tínhamos a descida, mas como para baixo todos os santos ajudam, passamos por vinhas e mato, fomos descendo até voltarmos a ter contacto com a ribeira de Cabrelas. Para passarmos para a outra margem, tivemos que molhar as botas, alguns as meias também.
Estávamos perto da chegada mas ainda tínhamos que vencer os últimos montes, ultrapassadas as ruínas de uma antiga aldeia e com o sol aparecer um pouco envergonhado por entre as nuvens, avistamos o ponto de chegada. Foram três horas e meia de viagem, foram 12 km e meio com grau de dificuldade elevado mas cheio de boa disposição.
Para o próximo vai ser mais fácil prometo! Até lá boas caminhadas.
AM

domingo, 25 de maio de 2008

Registamos um bom nível de ténis


Jogou – se o primeiro jogo do II Torneio de Ténis Pares “Relâmpago” António Arriaga/José Fernandes vs. Francisco Galo/Luís Pereira resultado 3/6 e 1/6 para a dupla Francisco Galo e Luís Pereira, registámos um bom nível de ténis

Próximo jogo de pares dia 30 de Maios, pelas 11h00, Luís Vicente/ Carlos Santos vs. Manuel Correia/António Arriaga.

VI Open de Ténis de Verão do GDRPF, dia 1 de Junho, pelas 11h00, Agostinho Monteiro vs. Sílvio Valente, quem ganhar este encontra vai joga com José Fernandes.

Recordamos que tudo decorrerá no recito localizado na Fernades Converting.

Até ao proximo Sabádo, pelas 11:00!

Pusemos o Benfica nervoso


O resumo do jogo com o Benfica do dia 24 de Maio.
Então jogamos contra um dos primeiros classificados entramos muito bem no jogo pusemos o Benfica nervoso e fizemos o 1-0 pelo Hugo num chapéu ao guarda-redes quase do meio campo. Ficaram muito enervados o guarda-redes do Benfica acabou por num lance a seguir levar o segundo amarelo e ser expulso.
Nesses 2 minutos que tivemos mais um jogador dominamos completamente o jogo e podíamos senão estivéssemos num dia azarado fazer o 2-0 tivemos varias oportunidades para fazer o golo.
Mais uma vez num lance fortuito sofremos o empate quase acabar a 1 parte e o 2-1 quase de seguida fomos para o intervalo a perder 2.1 sem merecer jogamos melhor que o Benfica -na segunda parte continuamos a fazer um excelente jogo tivemos claríssimas oportunidades de golo para fazer o empate muitas mesmo e eles num lance de contra ataque fizeram o 3-1 tendo a bola embatido ainda no nosso poste mas entrando.
Faltando cerca de 5 minutos para acabar o jogo continuamos sem baixar os braços a procura do melhor resultado com uma equipa forte mas que neste jogo nós não os estávamos a deixar ser e finalmente num momento de sorte para nós acabamos por fazer o 3-2 num auto golo.
Partir dai faltava pouco mais de um minuto lançamo-nos ao ataque, criando o pânico na equipa do Benfica e tendo mais uma vez azar pois podíamos ter feito o empate mas foram eles a pouco mais de 30 segundos do fim do jogo que acabaram por fazer o 4.2 e ai nada mais restou do que o final do jogo. Grande atitude de toda a equipa fizemos talvez o melhor jogo do torneio banalizando uma das equipas mais fortes a quem se diz que vai ganhar o torneio.
Espírito de sacrifício, união, disciplina, camaradagem e bom futebol foi o que aconteceu da parte da nossa equipa ( GDRPF) esta toda a gente de parabéns e assim que se fazem as boas equipas.
Resultado extremamente injusto para a nossa equipa
P.J.F.

sábado, 24 de maio de 2008

A LUTA CONTRA A OBESIDADE

Em 1997, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já classificava o aumento do sobre peso e da obesidade como epidemia.

Em muitos países, mais da metade da população apresenta algum grau de excesso de peso.

A epidemia é global, atingindo não somente países desenvolvidos, mas também os que estão em desenvolvimento.
Nos Estados Unidos, onde a situação é mais grave, 61% da Populações com idade superior a 25 anos apresentam excesso de peso.

Para mais informações: http://www.adexo.pt/

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Ponto de encontro


Ponto de encontro: Palácio da Vila (SINTRA)

Hora: 9 horas
Inicio do passeio: Iniciamos a subida por
dentro do Parque dos Castanheiros,
(se já estiver aberto) em direcção à saìda
para a Rua Bernardim Ribeiro.
Subimos a Calçada dos Clérigos e
paramos junto à Igreja de Stª Maria (21),
para retemperar forças e tirar umas fotos.
Continuamos a subir pela Rampa da Pena
até às muralhas do castelo. (daqui podemos
desfrutar de uma vista mágnifica)
Saímos junto à recepção/bilheteira
Aproveitamos para respirar uma dose de ar
puro embalado em nevoeiro e continuamos
a subir, agora com mais cuidado, sempre
pela esquerda e em fila indiana, por causa
dos automóveis, sem darmos por isso e
vencida a quarta curva, chegamos finalmente à entrada do Parque da Pena.

PALÁCIO NACIONAL DA PENA

"Constitui o mais completo e notável exemplar de arquitectura portuguesa do
Romantismo.
Edificado a cerca de 500 metros de altitude, remonta a 1839, quando o rei
D. Fernando II de Saxe Coburgo-Gotha (1816-1885) adquiriu as ruínas do Mosteiro
Jerónimo de Nossa Senhora da Pena e iniciou a sua adaptação a palacete. Para dirigir as obras, chamou o Barão de
Eschwege, que se inspirou nos palácios da Baviera para construir este notável edifício. Extremamente fantasiosa, a
arquitectura da Pena utiliza os "motivos" mouriscos, góticos e manuelinos, mas também o espiríto Wagneriano dos
castelos Schinkel do centro da Europa".
PARQUE DA PENA
"Fruto da inspiração de D. Fernando II, o Parque da Pena
é o resultado das tendências intelectuais do século XIX, época do
Romantismo.
Com a colaboração do arquitecto Barão de Eschwege e
do engenheiro Barão Kessler, D. Fernando II elaborou o projecto de
todo o Parque, que viria a envolver o Palácio da Pena, com uma
riquissima e grande variedade de plantas exóticas e autóctones."
… Como diz o povo a seguir a uma subida há uma descida … O regresso é sempre a descer companheiros!
A.M.M.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Uma das Vilas mais populosas de Portugal


Oeiras é uma vila situada na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Distrito de Lisboa, em Portugal,com cerca de 35.000 habitantes na vila de Oeiras. Apesar de ser uma das vilas mais populosas de Portugal, Oeiras permanece ainda oficialmente vila. Demograficamente é a quarta vila mais populosa em Portugal, após Algueirão-Mem Martins, Corroios e Rio de Mouro.
O nosso obrigado, Câmara Municipal de Oeiras.

Fomos para os lados de Carnaxide


No passado dia 10 de Maio, fomos para os lados de Carnaxide, num passeio organizado pela Câmara Municipal de Oeiras.
Começamos por percorrer o aqueduto de Carnaxide, cujo subterrâneo se iniciou junto à Capela velha. Percorremos os seus setecentos metros de escuridão com a ajuda de lanternas cedidas pela organização. Trata-se de um túnel de calcário com dois metros de altura por um de largura, o tecto é arredondado e tem algumas zonas em que é mais baixo (que o diga o n/papa-léguas João, que lá partiu a cabeça) chegados à Mãe-d’água, ouvimos alguns registos históricos sobre aquele local pelo zelador, Sr. João.
Depois de sairmos pela Mãe d' água para o exterior, subimos até ao ponto mais elevado de Carnaxide, donde se pode observar o estuário do Tejo.
Durante a subida o S. Pedro zangou-se connosco e brindou-nos com uma chuvada, mas como já estamos habituados nem ligamos e continuamos o nosso passeio como se nada fosse.

Foi um passeio curto mas agradável, foi um pequeno treino para o passeio que se avizinha.

No próximo dia 24 de Maio, o nosso passeio vai ser na zona de Odrinhas, Freguesia de S. João das Lampas, 15 km pela zona rural, passando por vários sítios e aldeias, esperamos que não chova desta vez.
A.M.

domingo, 18 de maio de 2008

MAIO É O MÊS DO CORAÇÃO


O coração é o órgão central da circulação, localizado na caixa toráxica, levemente inclinado para esquerda e para baixo (mediastino médio), sendo constituído por uma massa contráctil, o miocárdio, revestido interiormente por uma membrana fina, o endocárdio, é envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.

Coração Humano vista posterior
O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - o átrio - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios auriculo-ventriculares. Os dois Átrios encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a valva mitral, e no orifício atrioventricular direito a valva tricúspede (são valvas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue). A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias. O coração é um órgão musculoso que, no Homem, tem o tamanho aproximado de um punho.

Vamos renovar a todos o convite

Realizado hoje de manhã na presença de vários tenistas, o sorteio do II torneio tenis " Relâmpago"de pares, a disputar nos dias 22, 25 e 31 de Maio e 7, 8, 14 e 15 de Junho.

Vamos renovar a todos o convite para que venham assistir, a entrada é grátis!

No recinto localizado na Fernandes Converting, estando naturalmente permitido a comparência de familiares de todos os que nos distinguirem com a sua presença.

Os participantes: Luís Pereira/Francisco Galo, José Fernandes/Carlos Santos, Manuel Correia/António Arriaga, Luís Vicente/Aires Esteves, Agostinho Monteiro/Jorge Cunha, Silvio Valente/Manuel Jardim.

Resultados dos jogos do VI Open de de Verão do GDRPF

Vitória do Luís Pereira de 0/6-1/6 contra Luís Vicente, próximo jogo (dia 25/Maio) Agostinho Monteiro e Sílvio Valente. O primeiro jogador apurado para a meia-final, Luís Pereira contra Manuel Correia, jogo a realizar dia 8 de Junho.

sábado, 17 de maio de 2008

Comemoração dos 70 Anos


Uma excelente manhã de pintura e desportiva, realizou-se um Workshop de Pintura com a participação de muitos jovens, estiveram toda amanhã a pintar.

Queremos agradecer a Eng. Graça Medina, ao nosso patrocinador M. Sousa Ribeiro (Material de Belas Artes, Lda), todo o apoio, patrocínio e incentivo que nos deram, queremos agradecer Dr.ª Rita Estrada, Ricardo Almeida, Maria João e Pinto, de tornar este êxito possível, finalmente agradecer a todos os presentes no invento.

O desejado encontro (jogo) entre Converting vs PFIC, disputado em bom ritmo, boas exibições.
Paulo Rolinha mostrou uma nova faceta goleadora (esta em excelente forma), o resultado (Converting 6 PFIC 8) não foi o que mais teve interesse, mas sim o excelente convívio e desportivismo entre os jogadores.

Realizou-se, pelas 11h00, jogo de ténis entre Carlos Santos e José Fernandes vitoria de 0/6 – 0/6 para José Fernandes, que fez uma excelente partida, um possível candidato para a final do VI Open de ténis de Verão, este Domingo de manhã, se não chover vão jogar Sílvio Valente com Agostinho Monteiro e o segundo encontro entre Luís Vicente e Luís Pereira.

Começou no dia 10 de Maio, os primeiros resultados:

Francisco Galo e Luís Pereira 0/6 – 0/6 e Jorge Cunha e Luís Vicente 1/6 – 1/6, no dia 25 de Maio, realizam-se mais dois jogos.
Aguardamos a presença de público para os próximos jogos, entrada e grátis

E mais não puderam fazer

A equipa de futsal fez que poderia fazer, e mais não puderam fazer, contra uma equipa que jogou com os seus melhores jogadores, e teve que lutar até ao final do jogo.

Analise ao jogo, últimos minutos da primeira parte (até aos 18 minutos), estava-mos a ganhar por um a zero com um excele-te golo de calcanhar do Nuno Fretas (sempre na sua melhor forma), sofremos quatro golos de rajada, nas substituições, mas os nossos jogadores não puderam fazer nada fase ao poder do adversário, até ao final do jogo sofremos um golo.
Magnifica concentração de todos jogadores, a táctica para a segunda parte foi positiva, mas para a próxima temos ganhar.

GDRPF vs TBZ no dia 22 Maio, pelas 16h00

GDRPF vs Benfica no dia 24 de Maio, pelas 12h00

Os jogos realizam no Pavilhão da EDP Benfica

AGURDAMOS A VOSSA PRESENÇA!..
NÃO FATEM!..

PRECISAMOS DO VOSSO APOIO

FUTURO, MODERNIDADE, JUVENTUDE. TODO O QUE NÓS SOMOS, COMO SE SABE,

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Um Jogo esperado com grande expectativa


Uma vez mais a sorte não esteve com a equipa de Futsal, toda a equipa entrou com grande entusiasmo e alegria para vencer o encontro, muita luta, velocidade, constante trocas de bolas e alegria, jogo muito bem defensivamente dado poucas hipóteses ao adversário, o nosso guarda redes Diogo Silva está num momento de forma extraordinário, o capitão Carlos Filipe, demonstrou que é um grande guerreiro.

Por tudo o que se passou no campo o resultado e injusto, e a sorte mais uma vez não esteve com a equipa, não concretizármos um penalty no último minuto, mas apesar do resultado de empate a dois golos, fizeram um excelente jogo.

Dia 15 de Maio/ Quinta-feira, pelas 22h00 GDRPF vs Adidas
Local Pupilos do Exército

sábado, 10 de maio de 2008

A sorte não esteve connosco!


A partida foi interessante na perspectiva que nenhuma equipa queria perde o jogo, foi o que se passou nos primeiros 20 minutos da primeira parte, onde o jogo se encontrava a zero, a Beltok teve mais sorte marcou quando passava 10 minutos da segunda parte do jogo, isso fez que a nosso equipa arrisca-se mais, foi de facto um jogo com muita luta de parte aparte, 0 3 a zero não corresponde a verdade do jogo, mas como tudo na vida é preciso sorte, e de facto a sorte não tem esteve connosco.

Os nossos jogadores demonstram “garra” e sacrifício para ganhar o jogo, assim vale a pena assistir aos jogos, sou faltou um pouco de sorte “se aquelas bolas na trave tivessem entrado, agora estaria aqui a dizer o GDRPF foi um justo vencedor”, mas fica aqui o nosso reparo aos nossos jogadores, estão mais confiantes e existe mais alegria, para a próxima de certo, que vamos ganhar.

A direcção do GDRPF esteve na sua maioria presente apoiar a equipa e comissão técnica.
E uma vez mais, agradecemos aos familiares e amigos, o apoio aos jogadores.

Precisamos do vosso a poio para os próximos jogos


GDRPF vs Optivisão dia 13 de Maio, pelas 22h00, local Pupilos do Exercito

Dia 15 de Maio/ Quinta-feira, pelas 22h00 GDRPF vs Adidas
Local Pupilos do Exercito

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Corrida do Oriente

A Corrida do Oriente é já no próximo dia 1 de Junho no Parque das Nações.
É constituída por duas provas: uma prova de estrada com 10Km, e a prova de confraternização.


As duas provas têm partida às 10h00, junto à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, local onde está também instalada a meta.

Uma vez mais, vão estar a representar as cores do GDRPF; Fernando Proença, Leonel Pires e José Pereira, na prova de confraternização vai estar presente Aires Esteves.
Para mais informacões: http://www.corridadooriente.com/

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Karts Batalha

Depois do grande sucesso do ano passado, vem o GDRPF realizar a prova de 2008.
Melhor que o ano passado, é mais perto (Batalha) e mais barato.

8 de Junho
(Domingo - manhã)


Karts de 200 cc.
15 minutos de treino + 60 minutos de corrida
Mínimo de 14 equipas (2 a 4 pessoas)
Preço por equipa - 48€


Inscrições até ao dia 9 de Maio (sexta-feira) :

Ricardo Almeida (PFIC) / 8225 / ricardo@pelariafernades.pt
Rita Estrada (PFIC) / 7018 / restrada@papelariafernandes.pt
Paulo Correia (FCTP) / 8521 / pcorreia@papelariafernandes.pt

Nota: Almoço ainda em organização.


Comemoração dos 70 Anos
Grupo Desportivo e Recreativo da Papelaria Fernandes

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Foi um jogo fácil


Foi um jogo fácil para Prosegur, que soube tornar fácil,

O que é feito da nossa equipa, apresentava-nos sempre alegres e descontraídos, nestes últimos jogos damos a sensação de acusarmos algum receio e sempre nas segundas partes, o que se torna fatal para o desenrolar dos encontros, e uma vez mais perdemos, por 10 a zero, podemos atribuir alguma inexperiência neste tipo de competições.
A Prosegur é na nossa opinião uma das melhores equipas do torneio, mas devemos mostrar alegria nos jogos e não tristeza. O que esta acontecer aos nossos jogadores!...

Aguardamos, que nos próximos jogos demonstramos pelo menos, uma equipa alegre e sem stress.

GDRPF vs Beltok

Dia 9 de Maio, pelas 21h00

Local: Pavilhão da EDP Benfica

o VI Open de Ténis do GDRPF está mesmo a começar